Blog

Novidades do Mundo de TI e Telecom


22/02/2021

Confira as 10 principais tendências do setor de segurança e tecnologia em vídeo em 2021

Apesar de o ano de 2020 ter sido extremamente atípico, a transformação constante no setor de segurança não parou. Várias mudanças significativas no uso da tecnologia estão até mesmo se acelerando. Por exemplo, o aumento de tecnologias de multipercepção, a convergência de sistemas de segurança, a popularidade da inteligência artificial e o surgimento de soluções em nuvem.

Essas mudanças estão expandindo e remodelando o escopo da indústria de segurança, desde manter pessoas e ativos protegidos até a criação de ambientes mais seguros, eficientes e inteligentes.

Olhando para o futuro em 2021, temos grandes esperanças e a Hikvision, líder mundial no fornecimento de soluções e produtos de segurança, gostaria de compartilhar algumas ideias e pensamentos incentivadores acerca das principais tendências que podem afetar o setor de segurança tanto a curto quanto a longo prazo.

 

  1. Tecnologia de vídeo inteligente ajudando durante a pandemia 

Diante da pandemia, as empresas estão priorizando encontrar maneiras de retomar as operações com segurança. A tecnologia de vídeo inteligente tem mostrado grande potencial para ajudar as companhias a manter seus funcionários e clientes seguros ao retorno do trabalho.

Alimentadas por Inteligência Artificial, as câmeras de segurança monitoram locais com diversas pessoas para garantir que os funcionários sigam as precauções vitais de segurança – incluindo distanciamento social, uso de máscara e controle de fluxo – e fornecem rastreamentos iniciais de temperatura.

Os funcionários estão evitando contato físico desnecessário nesta época tensa graças ao hardware compartilhado, acelerando a tendência de sistema de controle de acessos sem toque que vimos no mercado. Vários modos de verificação sem toque – reconhecimento facial, reconhecimento de impressão palmar, códigos NFC e QR – estão sendo fortemente promovidos.

 

  1. Uma percepção multidimensional

Por muito tempo a captura de imagens visuais foi o núcleo e a única capacidade de percepção dos sistemas de segurança por vídeo. Mas com o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de detecção, computação de ponta mais avançada e algoritmos inteligentes, dispositivos e sistemas de segurança integrados que empregam vários sensores estão se tornando possíveis. Agora mais recursos de percepção como detecção por radar, imagens multiespectrais, medição de umidade e temperatura e detecção de pressão de gás estão sendo incluídos a câmeras de vídeo e sistemas. Essa inclusão estende os recursos de percepção dessas câmeras e sistemas de vídeo e amplia seus aplicativos, permitindo a coleta e o uso de informações multidimensionais.

Por exemplo, uma abordagem promissora agora integra câmeras com tecnologia de radar de ondas centimétricas e milimétricas que pode estender a percepção além do alcance visual para detecção de objetos e rastreamento de movimentos até 100 metros de distância. Imagens multiespectrais são outra boa abordagem para as câmeras perceberem as informações do espectro de luz não visível. Por exemplo, a inovadora detecção por ultravioleta (UV) aumenta a capacidade de percepção das câmeras a ponto de capturar fenômenos de arco elétrico invisível. Esta tecnologia encontra uma aplicação importante em verificações de segurança em redes elétricas antigas.

Os recursos de percepção multidimensional desempenharão um papel fundamental para levar o setor de segurança por vídeo para o próximo nível e vemos um número crescente de dispositivos e sistemas de segurança integrados com vários sensores.

 

  1. Visibilidade – A qualquer momento e sob quaisquer condições

Os usuários esperam desempenho ininterrupto de suas câmeras de vídeo, independentemente da estação, do clima e certamente da hora do dia. É vital ter câmeras que possam responder de forma eficaz para capturar imagens claras, não importando a hora do dia ou da noite ou se o tempo estiver ruim.

Atualmente, a tecnologia de imagem em baixa luminosidade que fornece imagens coloridas em ambientes escuros e à noite está se tornando popular no setor de segurança, e os clientes têm demonstrado preferência por câmeras com imagem colorida 24 horas por dia e 7 dias da semana. Agora mais câmeras front-end estão equipadas com tecnologia de imagem em baixa luminosidade para garantir que possam “ver” e reproduzir as cores da imagem durante o dia e à noite.

E em outras condições extremas como chuva forte, neve, nevoeiro ou poluição atmosférica como as câmeras garantem a visibilidade? Os profissionais do setor tendem a escolher imagens térmicas que medem o calor – ou radiação térmica – para gerar imagens a partir de seu campo de visão. Com a geração de imagens térmicas a imagem renderizada é muito menos afetada, mesmo pelas condições mais obscuras de luz.

 

  1. Tecnologia 5G para UHD e segurança com vídeo sem fio

A tecnologia 5G pode trazer grandes mudanças para o setor de segurança. A maior largura de banda e a menor latência de 5G tornam possível a transmissão regular de imagens de alta qualidade e, com a adoção generalizada de câmeras de ultra-alta definição (UHD), podem apresentar novas oportunidades para segurança por vídeo.

Além disso, a transmissão sem fio confiável sobre a tecnologia 5G revolucionará o mercado de segurança de vídeo atualmente conectado. Nas próximas redes 5G as câmeras sem fio proliferarão e mais dispositivos de ponta serão conectados em locais remotos. Isso também facilitará a implantação ampla e rápida de aplicativos com IA em dispositivos de ponta.

  1. Convergência de vários sistemas de segurança

Operamos em um setor onde os usuários esperam soluções abrangentes. O conceito de sistemas funcionando perfeitamente em conjunto há muito é desejado pela grande maioria dos profissionais de segurança.

 

Os benefícios de convergir vários sistemas de segurança – incluindo vídeo, controle de acessos, alarme, prevenção de incêndio e gerenciamento de emergência – em uma plataforma unificada são múltiplos, sendo a eficiência e a relação custo-benefício os principais. Por exemplo, quando um alarme dispara, um sistema integrado vincula automaticamente esse alerta à saída da câmera mais próxima para que toda a situação possa ser facilmente testemunhada a partir da central de monitoramento. Isso se traduz em uma redução considerável de tempo e esforço e, o mais importante, de custos. Gera economia na equipe, tempo do instalador, custos de manutenção separados, licenças de software separadas etc., tudo se soma para criar um pacote atraente para os clientes.

Além do mais, a convergência aumenta a escala das soluções de segurança. A infraestrutura existente atenderá e gerenciará as necessidades futuras na mesma plataforma central.

 

  1. Transformação digital de empresas habilitada por sistemas de segurança por vídeo

Além de segurança e proteção, a oferta de sistemas de segurança por vídeo com valor agregado se expandiu para ajudar as empresas em nível corporativo em seus processos de transformação digital e para que obtenham percepções acerca das oportunidades de desenvolvimento.

 

Capacitadas por análises de IA, as soluções inteligentes de segurança por vídeo da atualidade são projetadas para aprimorar a automação e a eficiência operacional em vários mercados verticais, incluindo tráfego, varejo, fabricação, construção, educação e muito mais. Os varejistas, por exemplo, entendem melhor o tráfego de pedestres em suas lojas e otimizam suas estratégias de merchandising com a ajuda de soluções inteligentes por vídeo.

 

Essas soluções foram projetadas com painéis digitais para exibir dados e informações que vêm dos sistemas internos integrados de informações empresariais. Os operadores podem utilizar esses sistemas para obter atualizações de status em tempo real para ajudá-los a tomar as melhores decisões para seus negócios.

 

A tendência de transformação digital em muitas empresas apresenta grandes oportunidades para as empresas de segurança expandirem seu escopo e desempenharem um papel importante no futuro de um mundo inteligente.

 

  1. Soluções de segurança aceleradas com base em nuvem

A tendência de “mudança para a nuvem” para empresas de todos os tamanhos se acelerou em todo o setor de segurança em 2020. Dos mercados de pequenas empresas ao nível empresarial, mais e mais empresas estão aproveitando atualmente os serviços em nuvem econômicos para estender a flexibilidade de suas operações, implementação e gerenciamento.

 

Os sistemas de segurança com base em nuvem, que reúnem segurança, rede, armazenamento, análises e gerenciamento, estão tornando a implementação muito mais fácil, pois não há necessidade de servidores e software locais. Isso economiza uma quantidade significativa de tempo e custos enquanto amplia ou reduz seus sistemas de segurança.

 

Por meio de uma infraestrutura de hospedagem em nuvem essas soluções também beneficiam os clientes com operações e manutenção remotas, alertando-os rapidamente acerca dos principais eventos de segurança e permitindo que se mantenham atualizados com as últimas versões de firmware, atualizações e serviços.

 

  1. Maior computação de ponta para colocar IA em todos os lugares

A computação de ponta cada vez mais avançada tornou-se disponível para câmeras de segurança e vemos continuamente algoritmos mais inteligentes encontrando aplicações mais amplas. Isso nos faz acreditar que a computação de ponta tem uma boa chance de “colocar a IA em toda parte”.

 

O reconhecimento automático de números de placas de veículos (ANPR), alerta automatizado de eventos, contagem de pessoas, mapeamento térmico, detecção de estacionamento ilegal e detecção de capacetes, bem como uma série de outras aplicações de IA, estão se tornando populares no mercado de segurança. Com o aumento da computação de ponta e algoritmos de Inteligência Artificial otimizados será normal ver câmeras de segurança assumirem tarefas mais inteligentes em um futuro próximo para ajudar a aprimorar a segurança nas comunidades locais e a eficiência dos sistemas de dados.

 

  1. Ecossistemas de aplicativos com IA aberta

Com os aplicativos com IA sendo utilizados em muitos campos novos, os requisitos de mercado para algoritmos de IA estão se tornando mais diversificados e a demanda por customização também está aumentando. Temos visto mais colaboração em todo setor e novos ecossistemas para satisfazer as várias necessidades do mercado.

 

Vários fabricantes ligados a segurança lançaram programas para manter seus dispositivos de ponta abertos para aplicativos com IA de terceiros. Isso traz uma maior variedade de funcionalidade inteligente enquanto os parceiros de desenvolvimento também se beneficiam da abertura.

 

Fornecer plataformas abertas de treinamento com IA para que os clientes criem e treinem diretamente seus próprios algoritmos é uma prática bastante comum em outros setores e agora está surgindo no campo da segurança física. Os clientes têm um entendimento mais profundo acerca de seus próprios negócios e será mais eficiente e eficaz para eles com plataformas de treinamento com Inteligência Artificial abertas e fáceis de utilizar para desenvolver seus próprios algoritmos com base em seus dados e necessidades específicas de segurança e negócios.

 

  1. Ênfase na segurança cibernética e privacidade de dados

A segurança cibernética e a proteção da privacidade de dados têm sido um desafio para o setor de segurança desde o momento em que o primeiro dispositivo de segurança foi conectado à internet. Impulsionados pelo aumento das soluções com base em nuvem e uma série de tecnologias inovadoras como IoT, Big Data, 5G e IA, milhões de dispositivos e sistemas de segurança agora estão se juntando a essa rede conectada.

 

Proteger os dispositivos e sistemas de segurança contra ataques cibernéticos e estabelecer a privacidade dos dados são questões mais importantes do que nunca. A segurança cibernética continuará a ser uma preocupação para o setor em todas as etapas do processamento de dados, desde geração, transmissão e armazenamento até os aplicativos de dados e, finalmente, a exclusão.

 

“Confiança Zero” tem sido um conceito popular no campo da segurança cibernética e está pode ser uma ideia inspiradora para as empresas de segurança criarem padrões de segurança cibernética de alto nível com a postura de “nunca confie, sempre verifique”. O tempo dirá.

 

 

Fonte: Hikvision


Veja Também

02/02/2021

9 tendências que irão dominar a tecnologia de negócios

Existem nove principais tendências de tecnologia estratégica que as empresas devem planejar em 2021, conforme a continuidade da pandemia, de acordo com analistas do Gartner

27/11/2020

3CTalks conta com a participação de 2 profissionais da Microsoft

Neste programa, a 3CORP aborda o tema Microsoft Teams, sua integração com outras plataformas e a possibilidade do Teams prover serviços de telefonia.

Palavras chaves
3corp ti telecom OmniChannel Networking Call Center

Cadastre-se

Receba em seu email todas as novidades da 3CORP.
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites