Blog

Novidades do Mundo de TI e Telecom


01/04/2020

Uma abordagem estratégica e sistemática em cinco etapas  para fortalecer a resiliência dos modelos de negócios atuais das organizações é a chave para a continuidade dos negócios, durante a pandemia de coronavírus, de acordo com o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

"As empresas tendem a ter estratégias e planos tradicionais de continuidade de negócios que se concentram na continuidade dos recursos e processos, mas omitem o modelo de negócios", diz Daniel Sun, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "No entanto, o próprio modelo de negócios pode ser uma ameaça à continuidade das operações em eventos externos, como o surto global de COVID-19.”

De acordo com o analista, os Chief Information Officers (CIOs) podem desempenhar um papel fundamental no processo de aumentar a resiliência do modelo de negócios atual de suas organizações para garantir operações contínuas, uma vez que as tecnologias e os recursos digitais podem influenciar cada aspecto desses modelos.

Nesse cenário, o Gartner sugere a adoção de uma abordagem que inclua as seguintes etapas:

 

Etapa 1 – Defina o modelo de negócios: Diante da contingência provocada pela pandemia de COVID-19, as empresas devem primeiro se concentrar em seus clientes, que são essenciais para a continuidade de suas operações, e depois se referir a um processo de definição de seus modelos de negócios atuais, fazendo perguntas específicas sobre seus clientes, proposições de valor, capacidades e modelos financeiros. Embora os CIOs normalmente não liderem o processo de definição de modelos de negócios, eles deveriam se envolver de maneira proativa com os líderes executivos sêniores para analisar 10 questões-chave relacionadas aos modelos de negócios atuais. Isso é fundamental para os CIOs participarem ativamente da modificação desses modelos.

 

Etapa 2 – Identifique incertezas: Essa etapa pode ser realizada por meio de uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) ou de brainstorming. Diante da ampla gama de incertezas e ameaças, é essa etapa pode ser beneficiada pela participação de um grupo heterogêneo, com diversas origens e interesses, principalmente de áreas em que a TI normalmente está envolvida. As empresas deveriam se concentrar nos riscos que a incerteza representa para os componentes do modelo de negócios. "Os CIOs deveriam participar ou coordenar as sessões de brainstorming para identificar quaisquer incertezas provocadas a partir dos surtos de COVID-19", afirma Sun. "Os CIOs podem compartilhar algumas das incertezas e ameaças em potencial da TI, como problemas com a infraestrutura de TI, aplicações e sistemas de software”.

 

Etapa 3 - Avalie o impacto: Membros multidisciplinares deveriam formar uma equipe de projeto para avaliar, ou até quantificar, o impacto das incertezas identificadas. Os CIOs podem fornecer os possíveis impactos a partir de uma perspectiva de TI.

 

Etapa 4 – Projete mudanças: Neste ponto do processo, a ênfase é desenvolver estratégias de tentativas, em vez de estimar sua viabilidade. Selecionar e executar mudanças estarão na próxima fase. Os CIOs e a TI deveriam aproveitar as tecnologias e os recursos digitais para facilitar as mudanças projetadas.

 

Etapa 5 – Execute as mudanças: A decisão sobre quais mudanças executar é principalmente uma decisão para as equipes de liderança seniores. As estratégias para mudanças definidas na Fase 4 fornecem informações essenciais para esse processo de decisão. As equipes de liderança seniores deveriam selecionar as estratégias que consideram mais convincentes para implementar, que geralmente são baseadas em cálculos econômicos e intuição.

 

“Depois que as equipes de liderança seniores selecionam as iniciativas de mudança de negócios e de TI, os CIOs deveriam aplicar uma abordagem ágil na execução das iniciativas. Por exemplo, eles podem formar uma equipe ágil (produto), com profissionais multidisciplinares, permitindo o alinhamento entre as áreas de negócios e de TI, garantindo assim mais velocidade e qualidade de entrega”, afirma Sun. "Em crises como o surto de COVID-19, agilidade, velocidade e qualidade são cruciais para permitir a continuidade das operações”.

 

Fonte: Instituto Information Management

https://docmanagement.com.br/03/31/2020/gartner-recomenda-que-empresas-sigam-cinco-etapas-para-a-continuidade-de-negocios-durante-a-pandemia-de-coronavirus/


Veja Também

09/12/2023

A 3CORP celebra parceria com a Alcatel-Lucent Enterprise.

A 3CORP celebra parceria com a Alcatel-Lucent Enterprise em um evento de relacionamento com clientes na Accademia Gastronômica, no Farol Santander.

23/11/2023

3CORP na Huawei Cloud Summit 2023

Nossos colaboradores marcaram presença para se atualizar quanto aos lançamentos e estivemos com stand para divulgar a empresa e nossas soluções em parceria com a Huawei Cloud.

Entre em Contato com a 3CORP

Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida, sugestão ou solicitação.
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites
Atendimento via WhatsApp