Blog

Novidades do Mundo de TI e Telecom


05/05/2021

Saiba como fazer um planejamento estratégico de TI eficiente

Com o avanço da transformação digital e o amplo uso de outras ferramentas disruptivas, como Big Data e Inteligência Artificial, a gestão dos processos tecnológicos nos negócios ganha cada vez mais relevância. 

Agora, mais do que em qualquer outro momento, as empresas precisam construir um plano estratégico de TI, para que consigam saber exatamente como irão se posicionar em um mercado altamente competitivo.

A tecnologia não para de evoluir. Por isso, a melhor forma de tentar acompanhar esse ritmo é priorizar a construção de um planejamento estratégico de TI que seja constantemente monitorado, avaliado e melhorado, acompanhando a dinâmica do mercado. 

Neste artigo, mostramos porque o planejamento de TI tornou-se crítico para o desempenho e o sucesso de uma empresa.

Entenda porque o processo de planejamento estratégico de TI hoje deve ser visto de forma muito mais aprofundada. Continue lendo o artigo!

Planejamento estratégico: apresentando o conceito 

O planejamento consiste no processo de documentar e estabelecer uma direção para sua empresa ou setor, avaliando onde você está e para onde está indo. 

Geralmente, em sua estrutura, o plano estratégico destaca a missão, visão e valores da empresa, bem como suas metas de longo prazo, com destaque para os planos de ação que serão usados para o alcance de tais metas. 

Um plano estratégico bem elaborado pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e sucesso de uma empresa, porque diz ao gestor e aos colaboradores a melhor forma de responder às oportunidades e desafios.

Apesar dos vários benefícios de ter um plano estratégico em vigor, um número crescente de gestores de empresas não está se concentrando nas estratégias de longo prazo de seus negócios. 

Segundo dados de uma pesquisa da Constant Contact de 2018 com 1.005 proprietários de pequenas empresas, 63% disseram que planejam com apenas um ano (ou menos) de antecedência.

O fato é que o sucesso futuro de uma empresa depende de um planejamento estratégico eficaz. Trata-se de olhar para o futuro do seu negócio, pensando no nível de maturidade corporativa que você busca alcançar.

Em síntese, o planejamento estratégico consiste em analisar o negócio e estabelecer metas e objetivos realistas. Dessa maneira, é possível elaborar um documento formal que apresenta as visões e metas da empresa para o futuro e orienta a atuação do time.

Importância de um planejamento estratégico de TI

Muito além de fornecer hardware e software para apoiar outras áreas, a área de TI trabalha focada na definição e entrega de processos tecnológicos adequados para a empresa. No contexto atual, as novas tecnologias tornam-se cada vez mais o núcleo da empresa. 

Afinal, são as inovações disruptivas de mercado que fazem uma empresa criar e conquistar novos mercados. Daí a importância de ter um plano estratégico de TI atual e orientado para o avanço da transformação digital. 

Na prática, o processo de planejamento estratégico de TI pode levar algum tempo, mas é extremamente vantajoso para todos os envolvidos. 

Seja para o gestor da empresa, seja para o líder de tecnologia da informação ou ainda para os profissionais, o planejamento de TI fornece uma ideia mais clara das metas e objetivos que deseja alcançar e um caminho para fazer isso. 

Para os colaboradores, o processo pode promover um aumento na produtividade, contribuindo para o sucesso do negócio.

5 benefícios de um planejamento estratégico de TI

Quando o gestor decide investir na construção de um plano estratégico de TI, o setor de tecnologia e a empresa podem obter uma série de vantagens. A seguir, elencamos as principais:

1- Aumenta a produtividade

Ao envolver os profissionais no processo de planejamento de TI, eles recebem um senso de responsabilidade que pode aumentar a produtividade. 

Se eles contribuíram no processo ou foram informados sobre as metas e objetivos do negócio depois do plano estratégico ter sido criado, eles estarão mais propensos a trabalhar para atingir essas metas.

2- Identifica pontos fortes e fracos

Como parte do processo de planejamento estratégico de TI, o gestor e seu time devem analisar toda a estrutura de tecnologia do negócio. Assim, será possível identificar o que o setor faz bem e em quais demandas ainda precisa melhorar. 

O processo de mapear os pontos fortes e fracos da área de tecnologia oferece aos profissionais a oportunidade de melhorar continuamente a estrutura de TI corporativa, garantindo a acessibilidade e a disponibilidade dos serviços, bem como minimizando os riscos.

Lembre-se sempre de envolver os profissionais no planejamento estratégico de TI. Eles podem contribuir com uma visão diferente e ideias inovadoras. Além disso, um planejamento colaborativo faz muito mais sentido. 

3- Define a direção do negócio e promove um negócio proativo

 

Ao final do planejamento de TI, você e os profissionais devem ter uma direção clara sobre o futuro da área de tecnologia corporativa do negócio.

As avaliações, análises, discussões e o próprio processo de planejamento ajudam a colocar a empresa na melhor posição, com a tecnologia ideal para ter sucesso no futuro.

O planejamento estratégico de TI permite ao setor identificar como oferecer suporte para que a empresa consiga crescer nos próximos anos e como lidar com novas oportunidades e desafios. 

Considere os desafios ou problemas que a empresa pode enfrentar em quatro ou cinco anos e planeje de acordo, para que a área de TI entregue o que a companhia precisa de tecnologia para crescer. 

4- Evita problemas recorrentes de TI

Muitos são os problemas de TI que podem prejudicar a rotina dos profissionais na empresa, como:

  • falhas em programas;
  • indisponibilidade do sistema;
  • downtimes do servidor;
  • vazamento de dados.

Além disso, essas questões comprometem a experiência do usuário, deixando os clientes insatisfeitos com a qualidade do serviço prestado. 

Esse cenário é tudo o que o gestor de tecnologia e a empresa não desejam. A boa notícia é que o plano estratégico de TI oferece a vantagem de evitar a recorrência deste tipo de problema. Afinal, qualquer tipo de lacuna é mapeada e, na sequência, já recebe uma abordagem resolutiva. 

Um plano estratégico de TI entrega valor para a empresa à medida que resolve as questões com velocidade, evitando perda de clientes e até problemas maiores, como multas por vazamento de dados. 

5- Aumenta a maturidade digital

A prática do planejamento de TI promove um movimento de avaliação constante da performance do setor de tecnologia e do potencial de inovação da companhia. 

Desse modo, torna-se mais fácil estabelecer um fluxo contínuo de melhorias e investimentos em novas ferramentas, soluções, sistemas e equipamentos. 

Do software ao hardware, incluindo outras estratégias centrais como cibersegurança e gerenciamento de riscos em TI, um bom plano estratégico de TI resulta em maturidade digital para a companhia. 

Quando fazer um planejamento estratégico de TI?

 

A programação do processo de planejamento estratégico de TI depende muito da natureza e das necessidades de sua organização.

Por exemplo, se o seu ambiente de negócios muda rapidamente, o plano estratégico de TI precisa ser revisado e atualizado. Neste caso, o ideal é executá-lo pelo menos uma vez por ano.

Geralmente, o planejamento estratégico deve ser elaborado:

  • No desenvolvimento de um novo modelo de negócio;
  • Na criação de novas soluções, como o lançamento de um produto;
  • Diante de mudanças nos mercados;
  • Em um cenário de alterações no ambiente de negócios, como mudanças na legislação, em regulamentos e nas boas práticas do setor. 

6 etapas para construir um planejamento estratégico de TI 

Como vimos até aqui, o desenho de um planejamento estratégico de TI gera uma série de benefícios para a organização. Acima de tudo, garante que a companhia terá os recursos necessários para viabilizar a transformação digital do negócio em tempos de inovação e modernização dos processos.

Mas, afinal, como conduzir a elaboração de um plano estratégico de TI?

Diversas metodologias podem orientar o gestor nesta jornada. Aqui, elencamos as seis principais etapas para a construção de um planejamento eficaz.

1- Visão geral do processo de planejamento

Nesse estágio, os líderes do processo de planejamento de TI devem definir uma visão de longo prazo e criar uma declaração de missão.

Isso mostra aonde você quer chegar e como isso se relaciona com os objetivos estratégicos da organização.

2- Visão de longo prazo da empresa

É importante fazer uma análise dos recursos tecnológicos e humanos que a empresa já possui. Além disso, é preciso conhecer as tendências de mercado e o ambiente tecnológico futuro onde a organização pretende atingir seus objetivos de planejamento. 

De outro modo, ainda nesta etapa, busque definir as diretrizes estratégicas e os objetivos tangíveis que deseja alcançar.

3- Definição de GAPs no processo estratégico de TI

Avalie o estado atual de todos os sistemas, processos e ativos de tecnologia da empresa. Compare a estrutura com as perspectivas de negócios de longo prazo definidas nas etapas anteriores. 

Identifique lacunas, recursos e processos de TI e, a partir daí, desenvolva e indique as ações estratégicas necessárias.

4- Cronogramas e orçamento

Uma das etapas do plano estratégico de TI é a definição de cronogramas e orçamentos.

Com as ações definidas, enfim, é hora de construir um plano estratégico de TI eficaz, incluindo:

  • desenvolvimento de prioridades;
  • roteiro de implementação dos projetos;
  • orçamentos;
  • plano de investimentos.

5- Implementação do processo do plano estratégico de TI

Com base no que o setor de TI definiu e considerando os objetivos do negócio, a organização pode tomar muitas decisões para atingir os objetivos acordados.

Geralmente, a implementação do plano estratégico de TI inclui:

  • treinamento;
  • seleção de fornecedor e software;
  • integração de sistemas;
  • aquisição de hardware

Entre outras ações. 

6- Benchmarking

Ao final do processo de implementação do planejamento estratégico de TI, é necessário avaliar os resultados e compará-los com os objetivos organizacionais definidos nas fases anteriores. Isso ajudará a determinar se o planejamento e sua implementação alcançaram o sucesso esperado.

No contexto organizacional, priorizar o planejamento estratégico de TI é a melhor maneira de sustentar a estratégia de negócioscontrolar custosgerenciar riscos e esclarecer os benefícios que as iniciativas de TI fornecem aos negócios, bem como aos usuários finais.

Fonte:
https://huaweibra.com.br/blog/transformacao-digital/planejamento-estrategico-de-ti/


Veja Também

28/07/2021

3CORP recebe premiação da Huawei como VERTICAL PARTNER OF THE YEAR 2020 no Brasil

3CORP recebe premiação da Huawei como VERTICAL PARTNER OF THE YEAR 2020 no Brasil

06/07/2021

Alcatel Lucent Enterprise premia 3CORP como BEST Cloud Partner Brasil 2020

Alcatel Lucent Enterprise premia 3CORP como BEST Cloud Partner Brasil 2020

Entre em Contato com a 3CORP

Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida, sugestão ou solicitação.
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites
Atendimento via WhatsApp